segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fantástico mostra escola gaúcha em homenagem à Nísia Floresta



                                          
O programa Fantástico mostrou neste domingo (20) a assaltante Ivone Fernandes Mendonça, 35 anos, que recolhia gatos de rua, pintava quadros e foi morta ao comandar tentativa de assalto ao restaurante Brasa Gourmet, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, no último dia 13.
Eis a surpresa para os potiguares na reportagem: a escola onde Ivone estudou, no município gaúcho de Viamão, chama-se Nísia Floresta.
Mas por que Nísia Floresta foi dar nome a uma escola estadual no Rio Grande do Sul?
Bom, em 1832 a educadora e escritora potiguar fixou residência na capital Porto Alegre, onde dirigiu um colégio para meninas, ao lado do companheiro Augusto, um jovem estudante de Direito de Olinda (PE) com quem teve dois filhos.
No ano seguinte ele morreu e a deixou viúva aos 23 anos. Passou a viver, então, com os filhos, a mãe e duas irmãs.
Desfrutou de amizade com Anita Giuseppe Garibaldi. Com a sequência da Revolução Farroupilha, que estourou em 1835, a situação ficou insustentável e Nísia seguiu com a família para o Rio de Janeiro, onde fundou o Colégio Augusto, em homenagem ao saudoso companheiro. Instituição dedicada à educação feminina.
Fonte: Blog Abelhinha.com

Do Blog:

Tenho certeza que à escola e seus educadores não tem nada haver com o comportamento desta ex-aluna, bem como, o município que deu o nome à escola em homenagem a nossa gloriosa escritora Nísia Floresta.







2 comentários: