quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO NO NORDESTE FOI CAUSADO POR QUEIMADA NO PIAUÍ, AFIRMA MINISTRO



O apagão que deixou no início da tarde de hoje todos os estados do Nordeste sem luz foi causado por uma queimada em uma fazenda do Piauí, confirmou no início da noite o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Logo após o incidente, uma fonte do governo havia informado que o problema teria iniciado na Bahia, o que foi retificado por Lobão.

Segundo o ministro, o apagão teve início às 14h58m e derrubou duas linhas de transmissão: uma da empresa Isolux e outra da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A queda provocou a retirada de 10 mil megawats (MW) do sistema, informou Lobão.

O ministro afirmou ainda que o sistema começou a ser religado cerca de 40 minutos após a queda. Relatos sobre o retorno da energia nas capitais da região começaram a repercutir em redes sociais por volta de 16h45m. Segundo o ministro, às 17h30m, todo o sistema já estava normalizado.

O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero na região (Salvador, lhéus, Paulo Afonso, Aracaju, Maceió, Fortaleza, Recife) e Belém, na região Norte. Segundo a assessoria de imprensa, os geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados.



*Fonte: O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário