terça-feira, 14 de maio de 2013

MUSEU DE NÍSIA FLORESTA MONTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA SEMANA DE MUSEUS




Oficinas, exposições, debates, exibição de filmes e apresentações culturais serão oferecidas gratuitamente


A Semana de Museus foi criada para celebrar o Dia Internacional dos Museus que é comemorado no dia 18 de maio. No município de Nísia Floresta não vai ser diferente. O Museu Nísia Floresta participará da 11ª. Semana Nacional de Museus oferecendo no período de 15 a 17 de maio, uma programação diferenciada ao público, tais como visitas orientadas, oficina de isogravura, leitura e contação de histórias, exposições, exibições e discussões de filmes, debates e apresentações culturais. Todas as atividades são gratuitas.

Grande parte das atividades vai envolver professores e alunos das redes municipais e estaduais de ensino de Nísia Floresta e municípios da Região Metropolitana de Natal, mestres da cultura popular, Pontos de Memória e Pontos de Cultura do RN, artistas, grupos culturais, crianças, adolescentes e jovens atendidos pelos programas sociais (ProJovem, Mais Educação, etc.)

Também estão sendo convidadas as Secretarias Estaduais de Cultura e Educação, diversas secretarias do município de Nísia Floresta, a Câmara de Vereadores, a Promotoria, o Poder Judiciário, Igrejas locais, Ongs, projetos educativos e a população de um modo geral para uma roda de conversa que tem como tema ‘Museus e Mudança Social’. A roda de conversa pretende discutir a contribuição dos espaços museais no processo de mudança social nas comunidades e vai acontecer no dia 16/05 a partir das 14h. 

A estimativa é que cerca de 900 pessoas participem das atividades do museu durante esse período. “O propósito do Museu Nísia Floresta é mobilizar os seus parceiros e atores locais para possibilitar o acesso da população aos bens culturais e discutir o papel dos museus nos processos culturais e educativos, bem como a sua contribuição na construção de mudanças sociais”, afirma Raimundo Melo – coordenador do museu.

A programação da Semana de Museus em Nísia é realizada pelo Museu Nísia Floresta, o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, o Pontão de Cultura e Comunicação e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, o Projeto Escola no Museu e Cinema na Escola, a Prefeitura de Nísia Floresta e a Casa Brasil. Nacionalmente a 11ª. Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus.

A 11ª. Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 13 a 19 de maio em todo o Brasil. Esse ano 535 municípios de todo o país estão participando do evento. No total são 1.225 instituições organizando cerca de 3.911 atividades para a população. Nessa edição o tema da semana é ‘Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social’. 

Contatos:
(84) 9950-4984 / 8843-3745 – Raimundo Melo
(84) 8883-9580 / 8125-– Elizama Cardoso

Fonte: MIPIBU EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário